
OFTALMOLOGIA GERAL
A Oftalmologia Geral trata dos pacientes que, a princípio, não apresentam sintomas de patologias oftalmológicas. Normalmente, as consultas nessa especialidade envolvem avaliação da refração (ou grau de visão), do fundo do olho e da medida da pressão ocular.
Caso o oftalmologista perceba algum fator que mereça maior atenção, ele pode solicitar exames mais detalhados e, se necessário, encaminhar o paciente para um outro especialista da área de oftalmologia. Mesmo para casos assintomáticos, as consultas devem ser anuais ou no período solicitado pelo médico.
Principais deficiências visuais:
Miopia
A miopia pode ser entendida como a dificuldade em enxergar de longe. Córneas com curvatura acentuada, olhos mais compridos ou a hereditariedade são fatores que levam ao desenvolvimento da miopia já que resultam na formação da imagem antes da retina.
Hipermetropia
Ao contrário da miopia, a hipermetropia é a dificuldade em enxergar imagens mais próximas. Nesse erro de refração, o olho é um pouco menor do que o normal, por isso a imagem se forma depois da retina.
Astigmatismo
Ocorre quando a córnea apresenta irregularidades em sua superfície, fazendo com que a imagem seja focada em vários pontos do olho. A pessoa que é detectada com astigmatismo tem dificuldade para enxergar de perto e também de longe.
Lembre-se: Essas informações visam esclarecer o público e não substitui a avaliação de um médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado para cada caso. Portanto, não pratique a automedicação e procure sempre o seu médico
